sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Comer, Orar, Amar

You tube - Filme "comer, orar, amar"

Estou com muita vontade de ir ver o filme que já chegou aqui a Portugal.
Li o livro, já há algum tempo, e gostei bastante.
Aqui fica um “cheirinho”:


"Aos 34 anos, Elizabeth Gilbert, escritora premiada e destemida jornalista da GQ e da SPIN, descobre que afinal não quer ser mãe nem viver com o marido numa casa formidável nos subúrbios de Nova Iorque e parte sozinha numa viagem de 12 meses com três destinos marcados: o prazer na Itália, o rigor ascético na Índia, o verdadeiro amor na Indonésia.

Irreverente, espirituosa, senhora de um coloquialismo exuberante, Elizabeth não abandona um minuto a sua auto-ironia e conta-nos tudo acerca desta fuga desesperada ao sonho americano que começou no momento em que encontrou Deus.


Quando fez 30 anos, Elizabeth Gilbert tinha tudo o que uma mulher americana formada e ambiciosa podia querer: um marido, uma casa, uma carreira de sucesso. Mas em vez de estar feliz e preenchida, sentia-se confusa e assustada. Depois de um divórcio infernal e de uma história de amor fulminante acabada em desgraça, Gilbert tomou uma decisão determinante: abdicar de tudo, despedir-se do emprego e passar um ano a viajar sozinha. "Comer na Itália, Orar na Índia e Amar na Indonésia" é uma micro-autobiografia desse ano.

O projecto de Elizabeth Gilbert era visitar três lugares onde pudesse desenvolver um aspecto particular da sua natureza no contexto de uma cultura que tradicionalmente se destacasse por fazê-lo bem. Em Roma, estudou a arte do prazer, aprendeu a falar Italiano e engordou os 23 kilos mais felizes da sua existência. Reservou a Índia para praticar a arte da devoção.

Com a ajuda de um guru nativo e de um cowboy do Texas surpreendentemente sábio, Elizabeth empenhou-se em quatro meses de exploração espiritual ininterrupta. Em Bali, aprendeu a equilibrar o prazer sensual e a transcendência divina. Tornou-se aluna de um feiticeiro nonagenário e apaixonou-se da melhor maneira possível - inesperadamente."

2 comentários:

  1. Li o livro e fiquei fascinada.

    O filme deve ser um desafio vivo ao arriscar...

    Quem não deseja sentir-se livre? Quem não se sente aprisionado pela rotina de vida que leva?

    Claro que nem todos podemos abandonar o trabalho, ir para Itália, depois para a India e em seguida para Bali... Aí é fugir literalmente.... assim é fácil.... Não deixa de ser corajoso, mas é fácil... a mudança ocorre sem dúvida....!

    Era bom era conseguir arriscar aqui... e lutar pela liberdade aqui!

    Ainda não descobri a fórmula toda.... mas hei-de chegar lá!

    Mas confesso, dispensava Itália, mas adorava orar na India e Amar em Bali....

    ResponderEliminar
  2. Hoje fui ver o filme.
    Fascínio total!!!
    Perguntei a mim mesma várias vezes:
    -Porque não consigo ser a personagem desta história,baseada,afinal,em factos reais?
    Sinto o que ela sentiu....desejava fazer o que ela fez,percorrendo o mesmo itinerário fascinante,comovente,enternecedor...nuns ambientes belos e oníricos...
    Será que posso continuar a sonhar,com uma viagem assim,com os mesmos objectivos?EU QUERO!EU VOU conseguir!
    Que este Cosmos receba a lição e parta,também,em busca do auto-conhecimento e do AMOR !
    eu siomplesmente

    ResponderEliminar