quinta-feira, 11 de agosto de 2011

CHEGA DE SOFRIMENTO!

Estas palavras são inspiradas no livro "Você pode curar a sua vida", de Louise Hay no qual ela explica de uma forma simples e objectiva qual é a causa do nosso sofrimento e apresenta também, formas para mudar esse quadro tão dolorido e complexo, mas que na verdade é mais simples do que imaginamos, basta que mudemos nossos pensamentos sobre a vida e sobre nós mesmos.


A primeira pergunta que surge é:

Como livrar-me do sofrimento?

- Deixando de ser coitadinho: Pois esse comportamento apenas reforça o sentimento de inadequação e insegurança existentes no nosso íntimo.

-Abandonando o vício da reclamação, as queixas e o mau humor: Através desses hábitos apenas conseguimos acumular mais sofrimento e dor por não sermos tão bons quanto gostaríamos.

-Adoptando o exercício da Gratidão: Eis a melhor forma de viver a vida, agradecendo sempre e muito por todas as situações, pessoas, sentimentos e pensamentos que temos, pois eles nos mostram o que precisamos melhorar no nosso dia-a-dia, são nossos espelhos para que possamos reconhecer os nossos erros e assim corrigí-los.

Mas vamos voltar um pouco para tentarmos entender o que se encontra por trás de tanto sofrimento...

E sabe qual é a causa ?

-Você não se ama!

A causa são padrões equivocados de pensamentos que geram sentimentos, que geram emoções, que geram comportamentos, que geram hábitos... Amar a si mesmo começa com jamais criticar-se. A crítica tranca-nos dentro do padrão que queremos mudar. A compreensão e a gentileza connosco mesmos ajudam-nos a sair dele. Lembre-se: você esteve a criticar-se durante anos e não deu certo. Tente aprovar-se e veja o que acontece!

Durante muitos anos eu critiquei-me por não agir, pensar nem sentir da forma como meus pais e familiares queriam, mas eu descobri que eles nunca quiseram que eu fosse diferente do que eu sou. Eles apenas se preocupavam comigo e a forma de demonstrarem o seu amor e o seu cuidado era fazerem aquilo que foram ensinados a fazer, assim como também seus pais - meus avós - foram ensinados a fazer... Percebam que nesta constatação não existem culpados, apenas crianças que repetem padrões de comportamento e que não aprenderam outra forma de viver e pensar a vida! Na verdade eles sempre me amaram incondicionalmente e eu agradeço por tudo o que recebi deles...

...
Mas, voltando...

Como aprovar-se?

As melhoras ferramentas que eu conheço são:

-Autoconhecimento = Autoajuda: Existem pessoas que tem verdadeira aversão a essas palavrinhas mágicas, mas não existe outro jeito, você só conseguirá ser feliz conhecendo-se e ajudando-se a mudar, a tornar-se uma pessoa melhor, mais equilibrada, mais feliz e essas transformações acontecem apenas por meio da autoajuda e do autoconhecimento. Você pode escolher qual é a melhor forma ou formas de chegar até esses objectivos, seja por meio de alguma religião, ou várias, seja através de exercícios físicos que auxiliem na consciência corporal, enfim, existem inúmeros meios, mas o fim será sempre o mesmo: A busca da sua essência! E como disse Saint Exupéri : "... O essencial é invisível aos olhos..." Essa busca o levará a encontrar uma força inabalável dentro do seu coração, tão abarcante e intensa que será capaz de mudar qualquer situação de desconforto e dor em amor e aceitação.

-Entender como a mente funciona: Preste atenção aos seus pensamentos! A cada minuto, cada segundo, cada pensamento, eles são responsáveis pela sua realidade e você pode exercer o controle e decidir o que deseja criar para a sua vida! Seja uma cura, libertação financeira, liberdade emocional, qualquer meta pode ser conquistada desde que esteja de acordo com a vontade maior (que também é a sua vontade) e com seu propósito, sua missão aqui nesse planeta!

-Aprender a lidar com dinheiro: Já ouvi muitas pessoas falarem (e eu também dizia) que é muito chato e difícil administrar o dinheiro quando o que existia na verdade era um medo imenso de fracassar e não ser aceito após esse ?fracasso?. Esse sentimento representa falta de amor próprio incondicional, pois não reconhecemos essas situações como oportunidades de aprendizado e sim como falhas, como pecados incorrigíveis e acreditamos que é mais fácil resmungar do que fazer, queixar-se do que arregaçar as mangas e simplesmente administrar e monitorar suas finanças (após alguns meses acompanhando de perto meus investimentos e lucros constato o quanto é prazeroso ter esse tipo de organização e acreditem, foi difícil no começo, mas apenas enquanto eu pensei que seria difícil, após esse período inicial de dúvidas tornou-se um prazer inenarrável e hoje posso considerar-me administradora de meu tempo e de minha vida financeira).

-Criar bons relacionamentos: É imprescindível vermos nossos semelhantes como irmãos, como iguais e não como carrascos prontos a apontarem seus dedos inquiridores e acusadores em nossa direção e prontos também a machucar-nos. Todos nós desejamos sermos normais e essa normalidade acontece perante o entendimento das semelhanças e diferenças entre nós. Muitas vezes pensamos que o "gramado do vizinho é mais verde do que o nosso" quando isso não é real.

Eu recebi um e-mail sobre Albert Einstein que continha frases escritas e ditas por esse gênio, inspirador e exemplo de conduta e vida e uma dessas frases prendeu a minha atenção. Ela diz o seguinte: "Não se preocupem por suas dificuldades em matemáticas, lhes asseguro que as minhas são maiores." Ora, se até Einstein teve dúvidas, porque connosco deveria ser diferente? Apenas através do diálogo poderemos entender a nós mesmos e aos nossos semelhantes e veremos o quanto somos parecidos nos nossos receios, dúvidas e desejos. Realmente não existe distinção entre religiões, etnias, cores de pele, todos somos e pensamos iguais, o que nos diferencia é a casca com a qual escolhemos participar dessa viagem maravilhosa e repleta de aventuras!

-Desenvolver e manter a auto-estima elevada: Através do autoconhecimento e da autoajuda descobrimos o que significa essa estima por si mesmo, querer-se bem, aceitar-se, respeitar-se e essa vontade de compartilhar com nossos irmãos tantos aprendizados e realizações. Essa é a minha definição de auto-estima, amar-se incondicionalmente tendo a certeza de que o que quer que aconteça sempre seremos maiores e sempre poderemos aprender uma lição, até mesmo com as situações mais difíceis.

Você, eu e todos nós somos um só e somos muito melhores e maiores do que acreditamos que somos! Temos uma luz imensa brilhando dentro de nossos corações e é chegada a hora de colocarmos nossa atenção nela em todos os nossos predicados para que possamos assim desenvolver as nossas habilidades em vez de nos concentrarmos em defeitos que pensamos possuir quando são apenas limitações autoimpostas esperando por nossa consciência e paciência para serem transformados em amor e luz!

Chega de criticar-se! Chega de punir-se! Chega de sofrimento!

É HORA DE SORRIR! É HORA DE AMAR-SE! É HORA DE ACEITAR-SE INCONDICIONALMENTE!



E também é tempo de adicionarmos poesia às nossas vidas!



"Sou perfeito, alegre e forte!


Tenho amor e muita sorte!


Sou feliz e inteligente!


Vivo positivamente!


Tenho paz! Sou um sucesso!


Tenho tudo o que eu peço!


Acredito firmemente no poder da minha mente!


Porque é Deus no meu subconsciente!"


Lauro Trevisan


Especial Luz da Serra - Conteúdo produzido por: Lucimari Silveira

Sem comentários:

Enviar um comentário