quarta-feira, 22 de setembro de 2010

DESABAFAR...

Poucas coisas são tão pesadas quanto as palavras e emoções que carregamos dentro de nós. São coisas que não podemos colocar no chão para descansar um pouco e pegar depois, com forças renovadas. Elas nos seguem e, por que não dizer, nos perseguem.

Às vezes nos sentimos pequeninos sim. Às vezes queremos não dizer nada, estar simplesmente nos braços de alguém e fechar os olhos e outras, gostaríamos de gritar nossa dor, nossa revolta e deixar que as lágrimas façam caminho no nosso rosto.

Mas nos calamos... porque reconhecer nossa fragilidade diante de outra pessoa é expor-se, entregar-se a ela, na nudez da alma. E por pudor, medo, vergonha ou orgulho, não queremos isso.

Portanto, a fragilidade não está em mostrar-se frágil. Só os fortes são capazes de reconhecer suas fraquezas para melhor lidar com elas. Ser forte é desenvolver a capacidade de lidar com as emoções, que corroem o ser como uma doença incurável.

Desabafar é abrir as portas do coração e as janelas da alma. Deixar sair o ar fechado e entrar o sol. É soltar palavras e acolher alívio; é partir para o grande vôo da liberdade que todo mundo anseia.

Mas, claro, é preciso sabedoria para se saber onde vamos. Não podemos sair por aí proclamando a todo mundo que temos situações mal resolvidas dentro de nós. Temos que escolher cuidadosamente as pessoas que são capazes de nos receber com maturidade, sem julgamentos.

Há pessoas que nos fazem crescer. Os grandes amigos estão incluídos nessa categoria. A eles então nossas portas podem ser abertas e as palavras poderão fluir, até que nos sintamos mais leves.

E há ainda e, principalmente, Aquele que mesmo conhecendo nosso íntimo melhor ainda que nós, aceita e pede que nosso coração se abra.

Ele nos pega nos braços, seca nossas lágrimas e nos carrega no colo. Ele nos leva até a praia e nos apresenta o raiar do dia e o pôr-do-sol... nos diz que a natureza também dorme, acorda e chora às vezes, mas que assim é a vida e que o importante mesmo é continuar de pé, buscando um mundo melhor.

3 comentários:

  1. O melhor desabafo é este... escrevemos para o nosso EU nos escutar.

    Não nos julga, acolhe-nos, inspira-nos para o melhor caminho, e mesmo que haja lágrimas não as revela a ninguém... O meu Eu é Deus em mim, é a minha Luz... se não procuro a razão da minha VIDA, da minha angústia, da minha emoção, dentro de quem me pode afagar essa emoção, porque não ir à FONTE?

    Raro é aquele que tem um amigo que apenas ouve.... que não se preocupa sequer em saber se sabe ouvir, mas tão só se preocupa em ouvir...

    Mas ainda que assim não seja, e porque vivemos numa teia energética.... esse amigo, também filho da divindade, há-de ser inspiração ao meu alívio emocional...

    ResponderEliminar
  2. Eu SEI!!!! O meu AMIGO! Nem comento Este meu Amigo!!! Não há palavras suficientes e belas que caracterizem esta Amizade!!!
    ...
    Difícil, difícil ... extremamente difícil é por aqui encontrar alguém no nosso caminho que nos ouça, que saiba ouvir, ... que ouça e que depois (de ouvir) não nos julgue!! Difícil!
    e eu sou abençoada! encontrei no meu caminho, enquanto caminho, 'alguém' que me faz crescer!!!! Em quem confio em absoluto! sem medo!!!! em quem acredito!!!
    Agradeço-Lhe vezes sem conta por esta minha Amiga Especial! E a ti, «caçulinha»: Obrigada por Seres!!!

    ResponderEliminar
  3. Que bom sentir a vossa Presença, a vossa Amizade...
    Que bom sentir que o Nosso AMIGO nos une nesta caminhada...
    Na verdade Somos Todos UM!
    Obrigada por Serem e por estarem "Aqui"!

    ResponderEliminar