sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

QUAL É A MELHOR RELIGIÃO?

Breve diálogo entre o Teólogo Leonard Boff e Dalai Lama.
Leonard Boff explica:
“No intervalo de uma mesa redonda sobre religião e paz entre os povos, na qual ambos (eu e o Dalai Lama) participávamos, eu, maliciosamente, mas também com interesse teológico perguntei-lhe:

“Santidade, qual é a melhor religião?
Esperava que ele dissesse:
“É o budismo tibetano” ou “São as religiões orientais, muito mais antigas que o cristianismo”

O Dalai Lama fez uma pequena pausa, deu um sorriso, me olhou bem nos olhos _ o que me desconcertou um pouco, porque eu sabia da malícia contida na pergunta _ e afirmou:

“A melhor religião é a que mais te aproxima de Deus, do Infinito”.
“É aquela que te faz melhor.”

Para sair da preplexidade diante de tão sábia resposta, voltei a perguntar:

“O que me faz melhor?”

Ele respondeu:
“Aquilo que te faz mais compassivo”
( e aí senti a ressonância tibetana, budista, taoísta da sua resposta);
"Aquilo que te faz mais sensível, mais desapegado, mais amoroso, mais humanitário, mais responsável... Mais ético...
A religião que conseguir isso de ti é a melhor religião."

Calei, maravilhado, e até aos dias de hoje estou ruminando a sua resposta sábia e irrefutável...

Não me interessa amigo, a tua religião ou mesmo se tens ou não religião.
O que realmente importa é a tua conduta perante o teu semelhante, a tua família, o teu trabalho, a tua comunidade, perante o mundo.
Lembremos:
“O Universo é o eco das nossas acções e dos nossos pensamentos”.

A Lei da Acção e Reacção não é exclusiva da Física.
Ela está também nas relações humanas.
Se eu ajo com o bem, receberei o bem.
Se ajo com o mal, receberei o mal.

Aquilo que os nossos avós nos disseram é a mais pura verdade:
“terás sempre em dobro aquilo que desejares aos outros”.

Para muitos, ser feliz não é questão de destino.
É de escolha.

Pense nisso.

1 comentário:

  1. A questão é essa mesma!

    As pessoas não estão habitadas a sentirem-se...

    Cresceram, foram habituadas a serem, a verem, a sentirem o que as mandaram ser..., ver.... e sentir....

    É fácil dizer que se é católico, budista, taoista.... lê-se os seus princípios e diz-se se é aquilo...

    Mas se não catalogássemos as religiões, todas elas professariam o mesmo credo: Sê Amor, Sê Desapego, Sê Compaixão, Sê Feliz.... Hoje seríamos, certamente, uma sociedade sem dogmas, sem pré-conceitos....livre, sem máscaras... e muito mais feliz, não por escolha, por não haver outra alternativa!

    ResponderEliminar