domingo, 21 de junho de 2009

Se tu me cativares...

"Quem és tu? - perguntou o principezinho.- Tu és bem bonita...
__Sou uma raposa, disse a raposa.

__Vem brincar comigo, propôs o principezinho. Estou tão triste...

__Eu não posso brincar contigo, disse a raposa. Não me cativaram ainda.

__Ah!desculpa, disse o principezinho.

Após uma reflexão, acrescentou:

__Que quer dizer "cativar"?

__Tu não és daqui, disse a raposa. Que procuras?

__Procuro os homens, disse o principezinho.
Que quer dizer "cativar"?

__Os homens, disse a raposa, têm fuzis e caçam. É bem incómodo! Criam galinhas também. É a única coisa interessante que eles fazem.Tu procuras galinhas?

__Não, disse o principezinho. Eu procuro amigos.
Que quer dizer "cativar"?

__É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa "criar laços...".

__Criar laços?

__Exactamente, disse a raposa.Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim.
Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas.
Mas se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro.
Serás para mim único no mundo.
E eu serei para ti única no mundo..."

Excerto de O Principezinho" de Antoine de Saint-Exupéry

1 comentário:

  1. O Principezinho é lindo.... mas esta parte da história é magnífica! Por isso acredito que estás aí.... Por acredito que não estamos sós...

    ResponderEliminar